Feec Lite 2014

Pelo segundo ano seguido, tive o prazer de participar do evento como telespectador, realizei algumas anotações, registrei alguns momentos através de fotos e venho aqui compartilhar a visão da platéia a respeito do evento, dos palestrantes e do conteúdo abordado.

Todo ano acontece na cidade do Recife o Feec Lite e na última terça, dia 04/11/2014 foi quando aconteceu a deste ano. Esta edição do evento promove o encontro de profissionais da área de TI e Startups para um bate-papo legal sobre novidades, tendências, mercado, dicas, etc.. Lembrando que existem as versão lite e a sem ser lite; A outra versão seria um evento mais completo com mais palestras, mais pessoas, num local bem maior e pago, enquanto que o lite é free. O evento foi apresentado este ano novamente por Erick Albuquerque, que é um cara super gente boa, sabe brincar, fazer piadas nos momentos certos e que se preocupa em trazer bons profissionais para falar e trazer conteúdo bom.

Início

Para quem chegou um pouco antes de começar o evento, estavam servindo uns "comes e bebes" enquanto o pessoal confirmava a inscrição e se ajeitavam para entrar, após a confirmação você recebia uma sacola com alguns brindes dos patrocinadores como caneta e bloco de anotações, quando pontualmente ás 19:00 (pelo menos no meu relógio), estava dando início no auditório da Livraria Cultura, a edição 2014.

Com uma apresentação breve de Erick a respeito do evento, dando boas-vindas e falando um pouco do que iria acontecer naquela noite, subiu ao palco um dos líderes da MobiClub e falou um pouco sobre a plataforma deles, como surgiu, com que objetivo, como você poderia usar o app, citando alguns estabelecimentos onde eles tem parceria, falou de alguns prêmios que ganharam, etc.

Flávio, foi o primeiro palestrante da noite e começou falando um pouco do seu antigo trabalho, o que ele fazia atualmente e quem ele era; citou um dos principais erros que foi cometido no Dr. Busca na construção do "MVP". Continuou falando sobre MVP, o que era, como construir, pra que servia, mostrou e deu alguns motivos em como não gastar tempo, falou da importância do uso de ferramentas simples para se ter um bom retorno, deixou claro a importância do reuso de ferramentas existentes, e uma frase que ele falou que gostei bastante foi: "Construir algo sem gastar muito, pra provar que aquilo funciona."

Ele criou um mvp bem legal e simples, utilizando ferramentas já existentes mais um pouco de inteligência e criou um player que consumia a API do Deezer, onde você poderia fazer uma pesquisa por determinada música, adicionava em uma playlist e poderia receber likes na sua música e isto fazia com que a ordem das músicas fossem tocadas de acordo com os likes.

O exemplo foi fantástico e só você vendo o código, o exemplo e o player pra saber do que eu to falando.

flavio-juvenal

Era notável que ele dominava o assunto e sabia do que estava falando, teve a brilhante e simples idéia de mostrar um demo, (coisa que muito palestrante não faz), afinal quando você consegue ver um exemplo e pode testar, termina tendo uma noção melhor do tema, ele mostrou o código e disse passo a passo de como fez e como pensou pra criar o exemplo. Os slides simples e com poucas páginas, foi simples e direto de uma bela forma.

Slides da palestra

O próximo a falar foi o Adelmo, ele começou se apresentando, falando um pouco do que fazia, onde trabalhava e de como seria a sua talk. Dividida em 07 etapas ele falou sobre a importância de criar uma identidade, falou de cores, propriedade, a exploração e uso das redes sociais, o quanto é importante o seu público-alvo, inovação nas conversas, interação com seus usuários, não esquecer de resolução de possíveis problemas, insira o marketing no seu produto, uso de hashtags, plataformas da Google, SEO, Youtube, uso do Facebook e seus serviços para empresas, etc

adelmo-vasconcelos

Eu não sei se ele já teve alguma experiência com palestras, ou se ele foi falta de treino, timidez, nervosismo, vergonha ou qualquer coisa do tipo, mas achei ele um pouco "travado" lá em cima do palco. Uma das "regras" para se ter uma boa apresentação é cautela na quantidade de textos e nisso ele infelizmente pecou; Além da apresentação se tornar cansativa eu senti um pouco de dificuldade na sua dicção e na forma de transmitir o conteúdo, não sei se pode lhe ser útil mas deixo aqui dicas para uma boa apresentação.

Slides da palestra

Bruno iniciou se apresentando e falando um pouco do seu trabalho e o que faz da vida. Seu objetivo era falar sobre as novidades do HTML5 e já começou citando o uso de off-line, novas tags, connectivity, e os benefícios que isso te traz.

Indicou um material da W3C onde mostra as diferenças do antigo HTML em relação ao novo. Seguindo para as novidades do CSS3 citando seletores, font-face, transform, transition, border-radius e indicou mais outro material de referência para você saber mais sobre CSS. Falou sobre Javascript onde comentou sobre API's, web storage, gamepad, service workers, canvas, webgl, novidades que vem no ES7, mostrou os benefícios e o porque de se utilizar SVG e deixou dois links interessantes que são o Snap e um material da mozilla sobre o SVG.

Para finalizar ele citou alguns "locais" onde a gente consegue encontrar o uso das tecnologias abordadas, em devices como BlackBerry, Firefox OS, iOS, Android, servidores, desktops, Tv's, smartwatches, etc..

bruno-lima

O bruno falou tranquilo e de forma segura, abordagem direta e simples, porém acho que poderia ter sido mais dinâmico, a palestra foi muito textual e falada, mas ele soube usar o slide só com tópicos, se tivesse inserido vídeos e/ou exemplos poderia ter sido mais melhor de bom. Gostei da utilização do Sublime como tema da sua apresentação, nunca tinha visto ninguém fazer isso.

Slides da palestra

Renato começou se apresentando e falando da importância do cliente para a sua empresa, falou do quanto é importante você prever para inovar, da convivência com o cliente e usou como exemplo para explicações os cases das empresas 99Taxis e Easy Taxi.

Citou técnicas e contou alguns casos onde empresas focam em atingir o cliente de forma única, falou de marketing online e offline. Apresentou um vídeo da The North Face, onde mostrava um exemplo de ação que impactava o cliente e promovia um produto, e deixou uma frase bem legal que foi: "Querer alcançar o sucesso sem passar pelo processo."

renato-maia

O cara é um ótimo marqueteiro, fala bem, sabe se expressar, dinâmico e soube trabalhar os slides de forma simples, com imagens diferentes e de boa qualidade. Levou o conteúdo e deixou todo mundo sem respirar, prestando atenção em cada palavra que ele falava e em cada caso que citava. Era clara a sua experiência em palestras, por isso o desenvolvimento tão bom.

Uma das melhores palestras da noite foi ministrada por Guilherme, o cara é um "rato de internet", e literalmente bombardeou a platéia com bastante informações e novidades, passando todo o caminho das pedras pra quem está querendo saber como funciona e como construir uma aplicação web moderna.

Falou sobre a empresa que ele trabalha e o que ele faz da vida, mostrando de forma rápida a evolução do conteúdo na web, o update dos navegadores, as versões, etc. Mostrou como funcionam as aplicações modernas que usam HTML5, exploração da projeção feita no lado do cliente, performance, falou como funciona uma Single Page APP, suas requisições, citou tecnologias como: Ember, Backbone, Angular, falando de tecnologias offline para trabalhar com aplicações web como: Local Storage, Session Storage, IndexedDB, Web SQL, cookies, App Cache, citou o Grunt, Yeoman, Bower, explicando as vantagens de cada um e porque usa-los. Falou de Frameworks, WebSockets, HTTP 2, Server Push, Web RTC.

Já próximo de finalizar mostrou alguns vídeos onde era possível ver os poderes dos navegadores e os recursos disponíveis para quem desenvolve.

guilherme-farias

Guilherme já tem experiência como palestrante e já tive a oportunidade de vê-lo em outros eventos e sempre se sai bem, mostrando conteúdo legal, seguro daquilo que está falando, em bom e claro tom. A palestra dele foi meio que 220v, é aquela típica palestra que se você conversar por 5 segundos já perde um monte de conteúdo. Ele soube utilizar os slides a seu favor, colocando apenas tópicos e falando muito, mostrou exemplos, vídeos, citou referências, trabalhou nas cores, na tipografia, transição de cada slide. São esses pequenos detalhes que engrandecem a apresentação.

Slides da palestra

Considerações

O evento por um todo foi bem legal, todo ano revejo amigos que não via a bastante tempo, sem falar no network que o evento te proporciona e o conteúdo sempre tem algo que você não conhecia ou queria saber mais, enfim, valeu a pena ter ido. O local é bem acessível, o ambiente é legal e pelo preço não tenho do que reclamar. Os organizadores colocaram num horário bom, sempre frisando que ao invés de está preso no trânsito você poderia está consumindo informações, pra quem é de Recife sabe o quanto é "lindo" o trânsito de 18:00 ~ 18:30, e você sair do trabalho pra rever amigos e consumir conteúdo de qualidade é bastante construtivo. O local é pequeno mas todo ano está lotado, lota ao ponto de pessoas ficarem pelo chão sentadas ou em pé, as poltronas são confortáveis e o local limpo, o áudio e som também. Caso você não tenha ido, saiu antes do tempo, ficou preso no trabalho, ficou preso no trânsito ou não sabia que teria esse evento, fique atento nas redes sociais, veja algumas fotos do evento, acompanhe no facebook a página do Feecbr e no twitter através da hashtag #feecbr.

Esse foi um review por alguém que estava em outro ponto, em outro ângulo e que via de uma outra forma, alguém da platéia. As fotos não são as melhores mas não quis pegar as melhores ou escolher a dedo, vou pegar as que realmente mostravam a visão de quem estava alí na frente sentado.

Parabéns a todos os envolvidos e até 2015.