Front In Aracaju

O sensacional.

A proposta do evento foi de ser um talk show e que caiu muito bem, me fez lembrar muito programas como Agora é Tarde, que sem um Danilo Gentili mas com Juarez levou tudo da melhor maneira. Fazendo perguntas sobre o dia-a-dia, a jornada, etc de cada participante, matou um pouco da curiosidade das pessoas sobre alguns palestrantes. A banda Shure mandou muito bem fazendo covers pra ninguém botar defeito. O ambiente muito bom, o clima agradável, tudo isso fez parte do evento que foi Sensacional.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa!

Reinaldo Ferraz iniciou contando sua história antes da web, falando da importância da W3C, respondeu algumas perguntas sobre a web, o evento, carreiras, etc..

Mostrou o primeiro conceito da web que foi feito por Tim Berners-Lee, falou de forma cronológica sobre a evolução da web, desde criação da primeira tag até a implementação final do HTML. A palestra do Reinaldo foi baseada em tópicos, a idéia é legal, pouco conteúdo textual e muito conteúdo "dito", trazendo a atenção de todos, e isso foi muito bom, por ser a primeira palestra do dia, todos com sono e sem ter noção ainda; Cada sessão da palestra era introduzida como uma espécie de capítulos, foi tudo muito legal.

Link interessante citado em sua palestra.

Ah, um detalhe que faltou aqui: Ele iniciou a palestra ao som do black sabbath. ,,/

reinaldo-ferraz @reinaldoferraz

Iniciou, se apresentando e falando um pouco sobre o que eram as extensões, mostrando desde a criação até o propósito de criar uma extensão, mostrou a forma de como incluir uma extensão no navegador e como submeter até a Chrome Store. Palestra rápida, porém direta, o conteúdo por ser simples não teria tanta necessidade para enrolação, só acho que ele poderia ficar mais tranquilo em próximas apresentações, me pareceu nervoso.

Slides da palestra

rodolfo-dias @r_mdias

Juarez começou fazendo perguntas sobre a vida profissional do Jean, e ele falando um pouco do aprendizado no Ruby, etc.. Falou um pouco de testes, citando: QUnit, Jasmine, Mocha, comentou sobre os posts dele no Tableless e no blog pessoal.

Explicou por (a+b) porque que seria preciso um fluxo assíncrono, mostrou alguns pontos que podem mudar o fluxo, citou alguns termos como: setTimeout, XHR, DOM EVENTS, Listeners, mutationObserver, web sockets, web messages, web workers, etc. Explicou o que eram e pra que serviam as callbacks, promisses e de como usa-las.

Como sempre Jean tem um cuidado extremo com suas apresentações e isso me cativa, ele cuida de cada transição, cada texto, tipo de fonte utilizada, tudo minuciosamente que quando juntas tornam a palestra ótima.

Slides da palestra

jean-carlo-emer @jcemer

Iniciou contando sobre sua trajetória antes de iniciar no terra (que foi na Mc Donalds), falou sobre o BrazilJS e o que ele poderia ser se não fosse desenvolvedor.

Mostrou praticamente tudo do framework desenvolvido pela equipe dele no novo portal do Terra, do porque de se usar um framework, qual o objetivo de utilizar e alguns problemas enfrentados, e apresentou a quantidade de integrações que eles utilizam, o framework desenvolvido é muito completo, tem muita integração com a equipe e atende a todas as necessidades deles.

Felipe conseguiu mostrar o porque de se usar um Framework, o porque de se planejar tanto e esperamos que todos tenham entendido a grandeza e a importância de se ter um na sua equipe.

Slides da palestra

felipe-n-moura @felipenmoura

Começou falando sobre como é trabalhar na globo.com, falando um pouco da duração dos projetos, quais os tipos de tecnologias que eles utilizam: SASS, JavaScript, Ruby, Python e citou um pouco de como é o processo de seleção para entrar lá.

Davidson criou uma persona para a apresentação, (vulgo marvin) e isso já é demais, ajuda muito a pessoa a entender quando o exemplo é mais "vivo". Falou do que é necessário aprender para começar como Front-end. Citou os editores, padrões, HTML5 Boilerplate, Bootstrap, Foundation, quando citou padrões, citou o idiomatic. Organização de CSS/pré-processador, CSS Lint, citou o livro Eloqüent javascript, JS Lint, falou de apps para controle de tempo como o: Trello, waka time, falou de integração continua, utilização de task runners, etc.

Foi uma verdadeira aula pra quem não sabe o que fazer, citando todas as fontes e o caminho das pedras pra todo mundo começar bem feito, como sempre é uma "mãe" rsrs.

Slides da palestra

davidson-fellipe @davidsonfellipe

Iniciou falando sobre a evolução no mundo Front-end, contou sobre a história do Loop Infinito, como nasceu, etc..

Mostrou a diferença da tag <áudio> para a web api áudio, mostrou uma breve história sobre um sintetizador de sons de como tudo iniciou, mostrou todos os nós e explicou o que cada um faz.. Falou apenas os nós mais fáceis, deixou os avançados para você se aventurar e mostrou alguns demos e como ele criou cada exemplo. Entrou detalhadamente em cada nó e explicou como funcionava o código com o demo.

Esta palestra eu já tinha visto muita gente falar e elogiar e não é por menos, o cara teve um trabalho danado com os slides, transição e tudo ficou ótimo, incluindo os demos tudo foi uma beleza!

Slides da palestra

almir-filho @almirfilho

Começou falando sobre o curso de MEAN que ele ministra, quanto tempo que ele faz esse curso, falou sobre o blog dele nomadev.com.br, explicou porque resolveu virar “dev nômade.”, etc..

Iniciou explicando o que é atomic design:

  • Atomos: input, buttons, tags inline, inicia criando os componentes responsivos.
  • Moléculas, agrupamento de átomos, form de busca, parágrafo, figure.
  • Organismos: agregar as moléculas, formulário maior, um header que possui logo, nav, search é um organismo.
  • Templates: é todo o wireframe, onde ficarão os átomos, nesta etapa não coda, apenas diagrama.
  • Pages: é gerado automaticamente após finalizar todos os outros passos.

e que com isso se tem os componentes átomos reutilizáveis do nosso projeto. Falou do quanto é importante fazer uma lista de funcionalidades mesmo que escrita para se ter uma noção dos componentes que serão utilizados, ainda citou sobre: Bóson de higgs e Divagação que foram termos que ele criou para incluir no método de trabalho onde o ajudou muito. Citou um link interessante Demo.patternlab.io e falou da principal vantagem que são os componentes já criados responsivos, desde o início.

Suissa como sempre arrancando risos da geral com seu estilo meio "despojado" de ser, tomando aquela velha breja e curtindo seus palavrões conseguiu passar de forma legal o conteúdo, confesso que essa foi a que mais aguardei por está bastante focado ultimamente em CSS.

Slides da palestra

suissa @suissa

Começou falando sobre sua trajetória, como começou, falou que a primeira linguagem que ele trabalhou foi JavaScript. Falando dicas de como iniciar em JavaScript, aprender algoritmo, programar, entender como a linguagem funciona.

Falou da história do JavaScript, quando foi criada, os nomes utilizados, a evolução até os dias atuais, etc, citou termos como: Strings, Numbers, Math , Arrow function, Classes, Template String, Parameters, Block Scopes, ModulesPromisses, Generators, NodeJS, Traceur, etc.

Infelizmente ele não conseguiu mostrar o demo, pois ele usa Linux e não conseguiu conectar, tirando isso esse "escroto" (no bom sentido) falou e disse sobre as novidades no es6, além de manjar muito ele estilizou os slides de acordo com o tema do evento véi, isso é I-R-A-D-O, só baixando os slides pra conferir.

Slides da palestra

suissa @jaydson

Zeno entrou por conta de uma bronca que aconteceu com Gustavo Costa, e como sempre mandou muito bem, começou falando sobre o que ele faz, o que fez da vida, a experiência de trabalhar na Liferay, do podcast que ele apresenta, falou do “boom” nos web components, etc.

Falou sobre a evolução do tracking, um pouco sobre reconhecimento facial, mostrou um vídeo muito hilário sobre robôs autônomos. Realidade virtual, mostrou os passos de como reconhecer a face, mostrou umas libs que ajudam nesse quesito, etc..

Como sempre mostrando que seu dia tem 72hrs e não 24hrs como nós meros mortais, sempre cuidadoso com os slides, nas palavras que fala e da forma como se apresenta.

zeno-rocha @zenorocha

O evento por completo foi bom, desde a recepção com as credenciais até o almoço, passando pelos palestrantes e banda. Alguns dos palestrantes falaram que o pessoal da organização eram muito atenciosos, sempre preocupados e querendo ajudar, ao pedir informações todos explicaram da melhor maneira, nunca de cara feia, sempre sorrindo e com bom astral. Isso e bom, porque já fui para eventos onde quem organizava tinha tanta coisa pra fazer que mal dava atenção a pequenas coisas como uma simples informação. O local era de fácil acesso, o clima muito bom, as cadeiras eram boas, etc.. Mas poderia ter sido muito mais melhor de bom se não fossem alguns detalhes como:

Pontos não tão legais do evento:

  1. Posição do projetor, o ângulo não era muito legal e dificultou a visualização por conta da luminosidade do ambiente, fiquei no meio já pensando nisso e mesmo assim era difícil de ver alguns slides por conta da luz externa.
  2. Faltaram tomadas, quem estava no meio como eu e anotava, pesquisava algo no celular ou notebook necessitava de uma tomada próximo, se tivessem extensões espalhadas em alguns locais seria muito útil.
  3. Microfone com problemas, não foram 1 ou 2 vezes, foram algumas muitas em que o microfone "bugava", era do apresentador, era do palestrante.
  4. Barulho, não só eu mas o Jean Carlo também reclamou do barulho, em alguns momentos acho que faltou educação, enquanto alguém tava palestrando, meia dúzia tomando café e falando alto atrapalhava e muito, sem falar o pessoal do som que em momentos conversava muito alto, ria e atrapalhava a apresentação.

Pontos positivos do evento:

  1. Cerveja, não é em todo evento front-in que termina em cerveja e esse ponto foi muito positivo.
  2. Atenção com o público, vi muitas vezes os organizadores trocando uma idéia com o público de forma "informal" e isso a gente não vê sempre.
  3. Show de Rock, pra finalizar com maestria um bom e velho Rock tocado nas alturas com direito a hits pesados de sucesso!

banda-shure gustavo

Esse foi um review por alguém que estava em outro ponto, em outro ângulo e que via de uma outra forma, alguém da platéia. As fotos não são as melhores mas não quis pegar as melhores ou escolher a dedo, vou pegar as que realmente mostravam a visão de quem tava alí em baixo sentado.

Parabéns a todos os envolvidos e até 2015.