2º Encontro Pernambuco.JS

Queria ter registrado a uns dias atrás, o resumo sobre o Meeting do Pernambuco.JS que rolou, tinha escrito algo mas estava salvo em rascunho, só que tenho 32 rascunhos e só hoje parei para ver um por um até que achei esse "perdido" rsrs, pois bem!

Dia 14/09 rolou o 2º Open Meeting do Pernambuco.JS lá na Marista. A comunidade de Javascript de Pernambuco, sempre que possível, realiza encontros que são chamados de Meeting. Se reúnem em algum lugar para falar de novidades, experimentos, contar em que estão trabalhando, enfim.. Os temas sempre são bem legais e os palestrantes nem sempre são experientes e/ou famosos e aí que tá a “graça”, qualquer um pode ir lá e apresentar algo novo e diferente de igual pra igual.

Abrindo o encontro falando sobre o AngularJS foram lá o Cirdes Henrique e Ramon Victor.

Eles falaram sobre dois lados um pouco diferentes e cada um tinha um porque, o Cirdes é desenvolvedor Ruby e sentia dificuldade em testar e organizar o seu Javascript, e o Ramon é front-end que utiliza jQuery e queria aumentar sua produtividade, cada um apontou pontos positivos do AngularJS e onde que ele ajudava os caras no dia-a-dia.

Link pra palestra

Dando sequência na noite, foi a vez do Guilherme Farias falar sobre a facilidade que é desenvolver apps para o FirefoxOS utilizando HTML, CSS e JS. Falou do mercado que vem crescendo cada dia mais, graças a facilidade que é portar uma aplicação para o device, mostrou links de apoio, local onde você pode tirar dúvidas, grupos, etc..

Link pra palestra

O próximo a subir no palco foi o Henrique Vicente que falou sobre testes e automação com PhantomJS e CasperJS. PhantomJS é um browser que não possui interface gráfica, usado para testes por ser mais rápido que os browsers tradicionais e evita interface gráfica (é um ambiente 100% hardcore, só testando para imaginar) e o CasperJS ajuda o Henrique (e todos os devs) por ser possível realizar testes escrevendo em Javascript. Eu achei a palestra muito avançada, por não conhecer muito do que ele falava fiquei meio perdido.. Mas foi bom, só assim pesquisei e descobrir melhor o que cada um faz.

Link pra palestra

Flávio Junior pra mim, foi o melhor conteúdo exposto da noite, o cara falou de um framework que não é de Deus chamado Meteor. O meteor é utilizado por devs hardcores ou os considerados “café com leite” para construção de web apps. Ele é todo em Javascript, sincroniza os dados cliente-servidor, atualiza tudo em tempo real sem incomodar o usuário, compensa a latência, acessa diretamente o banco de dados a partir do cliente, e muito mais. Vale a pena dar uma lida melhor sobre esse framework.

Link pra palestra

Encerrando a noite, Luiz Tiago falou um pouco sobre o futuro do JS, Web Components e mostrou um exemplo de um case criado por ele para mostrar a utilização do Ambient Light Events uma especificação nova que detecta a luminosidade do ambiente e você pode brincar com isso.

Link pra palestra

Fico super feliz de poder conseguir participar destes eventos, de está perto de quem entende e conhecer ainda mais coisas novas, esta iniciativa da comunidade é sempre boa porque todos ganham e ficam por dentro do que tá acontecendo, sem falar do network dos contatos e do aprendizado que é o mais importante.

Até o próximo evento :D