O bom uso das redes sociais

Photo: Unsplash

Ontem realizando minhas leituras diárias, terminei encontrando um link no site da Exame.com onde falava sobre um ranking elaborado pelo Serasa Experian que mostrava o uso das redes sociais pelos brasileiros. Antes de continuar, queria deixar bem clara a minha opinião principal sobre esta matéria e dizer que a grande maioria dos brasileiros são burros, mais abaixo irei explicar o porque.

Pra não dizer com outras palavras, eu fiquei muito triste com esta notícia. Não tenho vergonha do meu país, tenho vergonha da população que deveria estar comendo capim uma hora dessas, porque em pleno século 21 o ser humano não tem a mínima idéia de como usar a internet ao seu favor e eu me pergunto: “até quando?”

Se você pensa que estou falando asneira, faça uma pesquisa com algumas pessoas que não são da área de TI e pergunte se alguma delas conhecem o Linkedin ou SlideShare, te garanto que a grande maioria nunca nem ouviu falar. A prova disso é esta matéria publicada no site da Exame.

A matéria mostra que os brasileiros acessaram mais o Yahoo! Respostas do que o Twitter por exemplo e um mais "louco" é o Badoo ter mais acessos do que o Linkedin. Esses são só dois exemplos de redes sociais que você deveria conhecer e ter cadastro, pois podem te ajudar e muito!

A população brasileira tem aproximadamente 201.032.714 milhões segundo o site da globo e 2.4 milhões das pessoas acessaram o Badoo e pergunto eu PRA QUE? Segundo a própria rede social eles não tem mais nada a oferecer além de "bater papo, fazer amizades, compartilhar interesses e até namorar.", enquanto 0.62 milhões de pessoas acessaram o Linkedin que no seu título diz: "A maior rede profissional do mundo".

Pra mim estes dados comprovam que o brasileiro procura mais a diversão e novas amizades do que melhorar profissionalmente e/ou financeiramente. A internet está ai e é DE GRAÇA! você não paga para buscar informação, tudo está ai de forma fácil e rápida basta você querer.

Não tem desculpa pra dizer que não usa determinado serviço porque não sabe, quem não sabe se “manifesta” de alguma forma, seja por via de perguntas, por via de pesquisas ou qualquer coisa que possa te ajudar ou dar uma luz sobre o que você quer saber.

Pra quem não conhece o Linkedin é realmente a maior rede profissional do mundo e como ela mesmo diz, para se registrar você leva menos de 2 minutos. E o que você vai ganhar com isso? Bem, depende exclusivamente de você e de alguns amigos (caso queiram te indicar) mas resumidamente você vai estar conectado a pessoas do mundo todo e se seu perfil for bem preenchido e completo seguindo as instruções do próprio site, você pode estar na mira de uma vaga que pode mudar a sua vida positivamente. No início eu não conhecia muito e não imaginava como ela poderia me ajudar profissionalmente, mas foi tranquilo saber o que cada coisa fazia e como eu podia “aparecer” para o mundo e só assim concorrer a uma vaga.

Se você começar pesquisando coisas do tipo "Como usar o Linkedin", "Como melhorar o meu perfil no Linkedin” já será um bom começo, pois o Google vai te ajudar e muito nisso e o que não faltam são materiais na internet pra te ajudar.

Seguindo estes mesmos “passos” citados, algumas empresas já entraram em contato comigo através da rede social e consegui participar de 3 seleções sendo aprovado em 2 e hoje trabalho em uma delas e eu nem precisei procurar em sites de empregos ou assinar algum jornal da minha cidade, apenas preenchi o que a rede social me indicava e pronto. Para você ver o quanto essa rede social te ajuda, você não precisa nem “perder tempo” criando um currículo, faça seu cadastro e transforme o seu perfil do Linkedin num currículo, limpo, direto e atraente, imprima e leve para uma possível entrevista.

A rede social não vai te trazer um emprego do céu, mas se você tiver um perfil que atenda as necessidades de determinada empresa ela vai entrar em contato com você, assim como foi comigo e mais um monte de amigos, pode ter certeza disso. Existem grupos de discussões, grupos que mandam e-mail semanal com as principais vagas de emprego, etc, o que você não pode é se bloquear por não conhecer o “novo” e por conta disso deixar de usar. Pesquise, procure, pergunte e seja curioso.

A outra que ficou bem abaixo foi o Twitter com 1.8 milhões de brasileiros acessando. Mas você sabe em que o twitter pode te ajudar? Vou citar algumas coisas: Manter-se informado, Promoção, Divulgação, Atualizações “em tempo real”, etc.. Isto é só o “básico” que você tem ao usar a rede social, porque não falei sobre as listas e as hashtags que vão te ajudar em muitos % quando você souber utiliza-las. E infelizmente esta rede social ficou em 7º lugar atrás de coisas como Yahoo! Respostas. Não tenho nada contra o Yahoo! Respostas ou o Badoo, só não vejo essas redes sociais como algo legal e que possam me trazer um benefício, o tempo é curto e precioso demais para se perder tempo fazendo coisas inúteis ou procurando supostas novas amizades ou namoro. Você reclama do seu trabalho e diz que não tem dinheiro pra fazer um curso qualquer, mas ao invés de procurar na internet algum curso online e free você abre o Badoo pra conversar lorota com quem quer que seja, você abre o Facebook pra dar um “like” nas fotos de umas gatinhas que você nunca viu mas segue.

Pare de perder tempo e use a internet para algo BOM e ÚTIL, invista em VOCÊ.

Você acha que é perca de tempo melhorar seu perfil no Linkedin ou fazer uma conta no Twitter e acompanhar diariamente as novidades, mas adora ficar na hora do almoço no Facebook, te garanto que se você tirar 1hr diariamente para fazes pesquisas em sites como o SlideShare você se torna um profissional melhor. Ah desculpa, você não conhece este site né? Nele você pode encontrar milhares de apresentações sobre os mais diversos temas e baixar pra estudar por eles.

Fiquei muito indignado com a situação que esta matéria apresentou, gostaria que o povo brasileiro fosse mais antenado e ligado nas coisas, se somos um dos países que mais acessam o Facebook podemos ser o maior país com taxa de desemprego, com taxa de pessoas inteligentes que sabem pesquisar na internet, etc.. Basta cada um se mobilizar, estou sempre nas redes sociais tentando levar conteúdo interessante para os que me seguem mas ainda acho pouco, se cada pessoa que me seguisse fosse atrás de conteúdo e disponibilizasse algo novo todo dia esse valor iria dobrar e dobrar e dobrar até muita gente ter conteúdo interessante e atual.

Pare de perder tempo em coisas que não te trazem benefícios e valores importantes, para e se pergunte: "O que uma rede social de namoro pode me trazer?", Um namoro? Não acredito muito, mas vamos supor que te traga um namoro.

Agora se pergunte: "O que uma rede social de empregos pode me trazer?" Um emprego melhor? Sim. Uma oportunidade em uma empresa que eu sempre quis ir? Sim. Ponha na balança e veja o que seria mais importante para você, MAS só depende de você!

Certo que as redes sociais que mencionei não são muito “bonitinhas” nem convidativas como as mais tradicionais e você pode se perder no começo, mas nada te impede de pesquisar e descobrir do que elas são capazes. Abaixo cito de forma resumida o propósito de algumas das redes sociais com o meu ponto de vista, caso queira saber mais basta acessá-las ou pesquisar no Google.

Facebook

Rede social onde você provavelmente terá muitos amigos e muitos deles só irão postar leseira, os Grupos vão te ajudar muito, principalmente se você procurar por algo da sua área. Existem grupos de todos os tipos, Venda e Troca, Tecnologia, Busca de Empregos, Protestos, etc.

Youtube

Rede social de vídeos onde você pode encontrar vídeos do que quer que seja, desde video-aulas ensinando como instalar um programa ou fazer bolo até brigas, músicas, novelas etc.. Vale muito a pena utiliza-la quando se quer aprender algo e o conteúdo encontrado no Google não ajudou muito, sempre que tenho dúvidas em como fazer algo e quero ver alguém fazendo, procuro ai e acho.

LinkedIn

Ela não se intitula rede social e sim rede profissional. Não é um local para você ter todos seus amigos do Facebook e sim pessoa interessantes que vão te agregar algum valor, não saia adicionando pessoas “na doida”, tenha em mente que esse lugar é profissional e você precisa ter contatos chaves, quantidade não é qualidade.

Twitter

Você trabalha em frente ao computador o dia todo e quando chega em casa também vai pra frente do computador, mantenha-se atualizado sobre as principais coisas do mundo pelo Twitter. Instale um aplicativo na sua máquina que fique te mandando atualizações de tempo em tempo, siga pessoas interessantes, empresas interessantes, está na moda fazer ação de desconto e informações só para os clientes que seguem a empresa pelo Twitter e você pode conseguir algo legal por lá. Pesquise sobre as listas, quando você conhecer vai aprender a usar de forma racional esta rede.

Slideshare

Palestras e apresentações sobre qualquer coisa, pdf, pps, jpg, etc. Pode lhe ajudar muito em algum estudo, normalmente a maioria do conteúdo é em Inglês, mas pesquisando com calma se consegue conteúdo em Português e de qualidade.

Google +

Rede social que tem praticamente o mesmo propósito que o Facebook, não alavancou como a de Zuckerberg mas tem conteúdo bom nela, também possui grupos como o facebook.


Vou citar algumas redes sociais, sites e aplicativos que podem te ajudar a se manter atualizado, em vários gêneros e estilos: About.me, Tumblr, Delicious, Behance, Dribbble, Github, Myspace, Vimeo, Flickr, WordPress, Feedly, SpeakerDeck.

Gaste seu tempo com algo produtivo!