A barra não significa fechar

Photo: Unsplash

A "/" não significa fechar né?

Pois este ano fechei com chave de ouro e antes de me despedir de 2013, eu gostaria de agradecer pelo ótimo ano que tive, este ano me proporcionou cada coisa ótima pude presenciar tanta coisa boa que vai ficar marcado pra sempre. Este ano rolou de tudo: perdas, ganhos, tentativas, desastres, felicidades, frutos do passado, testes, avaliações e principalmente vitórias; Se eu for fazer uma retrospectiva rápida das coisas que eu planejei pra este ano e alcancei, consegui muita coisa boa.

As metas que definir para este ano de 2013 foram:

  • Aprender no mínimo 3 Frameworks
  • Ler no mínimo um livro
  • Participar da maior quantidade possível de eventos
  • Criar meu site
  • Dar o pontapé inicial no meu blog
  • Ser mais participativo nas comunidades de desenvolvimento do facebook
  • Estudar muito mais
  • Entrar num curso de inglês
  • Utilizar o twitter como ferramenta de trabalho
  • Acompanhar blogs, artigos e “celebridades” do mundo do desenvolvimento
  • Palestrar em algum evento ou instituição
  • Ser mais ativo em projetos open-source no Github
  • Aprender algum pré-processador
  • Abandonar o windows

Não foram muitas, mas consegui atingir a grande maioria e isto é que me motiva pra entrar em 2014 a todo vapor!

Tentei logo no começo do ano aprender algum framework, já que todo mundo usava e usa ainda tava na moda e tal, mas nunca fui fã nem adepto de fws, e este ano infelizmente não aprendi nenhum, nem aquele que seu zé usa pra fazer formulários.. Mas não tem bronca, isto não me atrapalhou em nada e consegui viver sem isso, fico devendo pro próximo ano!

Failed Objective!

Ahá! Este foi simplesmente o primeiro feito do ano, até então eu tinha uma vergonha de falar que nunca tinha lido um livro, na verdade eu não sou muito fã de livros, prefiro ler na internet, ler artigos e pratica-los, acho o maior saco ficar com um livro lendo, lendo, lendo e não vê nada acontecer. Há uns 2 anos, eu tinha comprado o livro de um cara que eu sou fã desde muito tempo, Dr. House e o nome do livro é "Um Guia para a Vida" e hoje eu posso falar que lí o meu primeiro livro por completo, ele foi meu parceiro de viagem, ônibus, cabeceira de cama e filas em geral.

Completed Objective ! +1

Este ano o pouco que viajei, me senti indo do oiapoque ao chuí, viajei para eventos em Maceió (aqui do lado) e para Porto Alegre (não é tão aqui do lado), ao total do ano participei de 10 eventos contando no meu estado e fora e isso pra mim foi simplesmente foda! De todos acho que este com certeza foi o mais gratificante pra mim, meu network aumentou significativamente e não foi só em quantidade, mas principalmente qualidade.

Viajar pra Maceió e participar do Adobe Camp já foi show, conheci uma turma que só nos falávamos por grupo de facebook e achei o máximo, ir pra Porto Alegre e conferir de perto a maior conferência javascript do universo então, foi mais que foda, foi afudê e valeu por todo o ano de 2013. Conheci e pude trocar uma idéia com gente que eu admirava e me espelhava, uma turma de alto nível, pude conviver pelo tempo que passei lá com uma galera muito doida, um maluco até do japão (que tomava água da torneira, eu não podia deixar de dizer isso rsrs), sem falar no lugar que é simplesmente fantástico, pessoal educado, muita mina gata, parques lindos, enfim, tudo ótimo!

Completed Objective ! +1

Já dizia o ditado “Em casa de ferreiro, espeto é de pau.” e eu que trabalho com internet, tecnologia, sites e afins, não tinha um site, nem uma página com meus contatos de redes sociais, ou uma “página em desenvolvimento”, nada, nothing.. O primeiro problema foi escolher o nome, eu não queria colorar nome e sobrenome queria um pseudônimo, algo que pudesse ser curto e ficar na memória, cheguei a um que ficou thulioph.

E consegui por meu site no ar, com planos de mudanças no futuro, mas por hora ele tem tudo sobre mim, criei uma espécie de currículo onde só ao enviar o link a pessoa pode saber sobre mim, o que faço, o que fiz, eventos que participo, meus contatos e meus trabalhos.

Completed Objective ! +1

Era o objetivo que eu tinha em mente e que poderia me abrir várias portas, me tornando mais visível para o mercado. A idéia era documentar e tornar público tudo aquilo que eu sabia e que eu aprendia, pra ajudar quem está começando e até mesmo pra ouvir a opnião de outros da área, se estou fazendo tal coisa da forma correta, etc.. Praticamente tudo que aprendo é só, não tem ninguém do lado meio que ensinando e mostrando a melhor forma, tudo é na base do teste até chegar ao resultado, e sempre tive facilidade em passar algum conteúdo que sabia, já tinha vontade de escrever a um tempo e terminei unindo o útil ao agradável.

Isto me fez conhecer pessoas que acompanham meu blog que eu nem imaginava, gente de empresas grandes me falando que viu meu post, que leu, me dando parabéns, outras pessoas desconhecidas vindo agradecer falando que aprenderam com aquele conteúdo que eu publiquei, cara isto é incrível, não tem dinheiro no mundo que pague, quando a primeira pessoa veio falar que acompanhava meu blog e estava me dando parabéns eu só não soltei fogos porque não tinha na hora, mas isso me motivou bastante a continuar procurando coisa nova e assuntos interessantes pra publicar.

É difícil você ser “único” e “exclusivo” em determinado assunto, além desse não ser meu objetivo eu não tenho tempo pra tá o dia todo pesquisando, testando, aprendendo e documentando, faço isso no pouco tempo livre que as vezes tenho, meu objetivo é ajudar e transmitir o conteúdo de outra forma pra muita gente e creio que venho conseguindo.

Hoje em dia uso o Tumblr pra criar este blog, mas pretendo mudar a plataforma de trabalho, e partir pra um Docpad ou Jekyll, creio que me será mais útil até mesmo pro meu trabalho, andei pesquisando e ví a possibilidade que essas ferramentas podem dar e resolvi mudar, quem sabe em 2014 :)

Completed Objective ! +1

Resolvi utilizar desde o final do ano de 2012 o Facebook mais como ferramenta de trabalho. Perdia muito tempo vendo coisas inúteis que “amigos” compartilhavam e/ou escreviam, e isto caia e muito o meu desempenho no trabalho, quando resolvi encarar a rede social como uma ferramenta de trabalho tudo melhorou. Além de sempre estar por dentro das novidades, comecei a ajudar mais gente, muitas pessoas me ajudaram e minha visibilidade no mercado aumentou. Um professor meu geek da vida e muito gênio chegou pra me parabenizar a uns dias pela minha participação na comunidade, que eu estava sempre presente nos posts principais, sempre comentando, ajudando e levando conteúdo bom para as pessoas e isso deu mais uma injeção de ânimo pra continuar nessa!

Completed Objective ! +1

Esta meta vai ficar por muitos e muito anos e vou dever sempre metade dela, sempre acho que poderia ter feito um pouco mais. Passei muito tempo este ano estudando, dormindo tarde e conhecendo novas coisas, mas ainda acho que foi pouco, sei que poderia não ter dormido uns 2, 3 dias pra ler mais que iriam me trazer coisas boas, mas.. Sempre acho que posso fazer mais, por isso este fiquei devendo metade. Por outro lado este ano fiz alguns mini-cursos e comecei a minha pós em dispositivos móveis e tecnologias front-end, de qualquer forma não parei de estudar.

Completed Objective ! +0,5

Este se brincar foi o que mais me orgulho e o que mais demorei pra fazer, desde 2012 quando entrei de cara neste mundo, tinha um pouco de dificuldade em materiais em inglês, sempre corria pro Google Translate e além de perder tempo muitas vezes piorava a situação, porque termos técnicos este porra traduzia de uma forma doida que me complicava mais ainda, e sofri ainda mais quando fui pra porto alegre no Hackaton promovido pela Firefox e não tinha tradutor, era inglês na vera lá que nem caldo de cana, NA HORA e meu amigo, foi difícil.. Senão fosse meu amigo e um ou outro pra deduzir o que eles estavam falando eu estava ferrado.

Mas graças a Deus consegui iniciar um curso de inglês e já estou no nível 2 \o/ me saindo muito bem, hoje já consigo entender muita coisa de vídeos e ler com pouca dificuldade.

Completed Objective ! +1,0

Eu via muita gente falando do twitter e utilizando, mas eu não sabia muito como utiliza-lo ao meu favor, eu tinha porque era moda e só postava besteira de vez em quando. Depois de ler bastante materiais na internet e conhecer a as listas do twitter hoje em dia consigo ter material muitas vezes mais rápido do que muitos, em tempo real e me comunicar com muitas pessoas de forma mais rápida e direta. É só acompanhar os brasileiros e gringos tops que você sabe de tudo que tá rolando no mundo do desenvolvimento e nem vai tomar muito do seu tempo.

Completed Objective ! +1,0

Pra ser sincero eu creio que esta meta vai levar um tempo para acontecer.. Não tenho tanta segurança assim e não achei nenhum conteúdo bom pra palestrar num evento seja de qual porte for, já teve oportunidade para submeter um assunto mas nunca nem tentei, creio que para isso acontecer eu preciso focar num assunto e me programar, afinal se for entrar nesta, não posso errar, preciso ser impecável e perfeito. Andei conversando com alguns professores e quem sabe em 2014 tento algo de leve pra ver como me saio.

Failed Objective !

Tá ai uma coisa que me incomoda e muito é não ter conseguido esta meta, pra ser sincero foram três fatores que me impediram de concluir: falta de tempo, falta de conhecimento e falta de vontade. Falta de tempo porque o pouco tempo que tenho eu faço outras coisas e podia me policiar mais pra dar tempo de participar de alguns projetos, falta de conhecimento porque não tenho tanto domínio de git pra criar branch, merge essas coisas e preciso de tempo pra estudar mais e testar, e falta de vontade porque se eu pedisse ajuda a certas pessoas pra me ajudarem nessa tenho certeza que iriam me ajudar. Mas este ano que vem pretendo melhorar meus horários e praticar mais, mesmo que faça alguma besteira, estou tentando, errando e melhorando.

Failed Objective !

Tá ai meu calo, é o tal do pré-processador css. Este ano acho que foi um dos assuntos que mais li e deixei de ler ao mesmo tempo, tive até uma mini-aula via Skype com o Bernard e mesmo assim não toquei nenhum projeto com eles. Sei como funciona, tenho noção da escrita de cada um, já vi a documentação, achei material em português, mas fico devendo pra 2014 e quero aprender sass e compass e também o less, conheço os “riscos” em utiliza-los mas preciso fazer isto, já virou questão de honra, e algo me diz que quando aprender eles meu workflow vai melhorar e muito!

Failed Objective !

Pois é, quis muito abandonar meu amigão, meu brother, aquele que esteve comigo desde pequeno, aquele que foi o meu primeiro contato com computador e sabe o que tenho a dizer sobre ele? NÃO VOLTE NUNCA MAIS! Isto mesmo mas não em forma de raiva, e sim em forma de alívio, só Jesus sabe o quanto foi difícil tentar configurar o grunt no windows, só ele sabe o quanto era difícil descobrir as coisas pra windows quando todos os tutoriais, materiais e afins na net eram pra mac ou linux. Finalmente consegui largar o windows da minha vida e hoje minha workstation é composta por um MacBook Pro, iPhone e iPad.

Não sou appleboy e nem estou me gabando disto porque foi difícil conseguir tudo, mas na real? Se tiver a oportunidade troque, troquei tudo e aprendi muita coisa legal, rápida e que funciona de prima no Mac.

Completed Objective ! +1


E assim foi meu ano de 2013, só tenho a agradecer a cada amigo que fiz, a amigos que estão longe, a amigos que perdi, parentes que perdi e pessoas que sempre acreditam em mim. Agradecer a empresa que trabalho porque acreditam sempre em mim e me fazem evoluir cada dia mais, agradecer a minha madrinha por pensar que eu fico no computador o dia todo sem fazer nada (não sabe ela o que faço rsrs), agradecer a todos os “amigos de facebook” que fiz, muitas vezes vocês ajudam muito mais do que os mais próximos, e agradecer a Deus por ter me ajudado até aqui.

Que 2014 seja um ano repleto de realizações para todos nós e que a comunidade de Desenvolvimento de Pernambuco e do Brasil cresça ainda mais.

Deixo meus objetivos para 2014:

  • Evitar o jQuery e usar mais JavaScript puro
  • Palestrar em algum evento e/ou instituição
  • Frequentar ainda mais eventos de desenvolvimento no brasil e no mundo
  • Aprender pré-processador css
  • Escrever mais artigos
  • Estudar mais 3x
  • Ser mais ativo em projetos open-source no Github
  • Ler pelo menos um livro sobre desenvolvimento
  • Migrar meu blog para outra plataforma
  • Ser ainda mais ativo nas comunidades de desenvolvimento
  • Aprender uma tecnologia server-side

Bom Final de ano para todos!

"Be the future!"