A escolha certa

A um tempo atrás, tinha grande dúvida sobre o que seria na verdade pós-graduação, graduação, mestrado, etc.. qual a duração, qual o melhor caminho a seguir.. Depois de uma pesquisa, achei um conteúdo interessante porém nada tão direto como o texto abaixo, texto retirado do grupo de discussões da faculdade onde o coordenador postou para “abrir mais a mente” de quem tinha dúvidas assim como eu.

Existem diferenças grandes entre extensões, cursos técnicos, graduações e pós-graduações. É ilusão achar que você vai aprender ferramentas ou linguagens em cursos de graduação e pós-graduação. Puramente ferramental e linguagem você deve procurar extensões e cursos técnicos.

Destrinchando

Compreende cursos rápidos, específicos de curta duração e que geralmente não precisam de homologação ou autorização de orgão competente.

Ex.: java, html5, jquery, photoshop, excel, word e denominações webdesign, webdeveloper etc;

Compreendem carga horária mais longa em média 1.000 horas e trabalham em cima de ferramentas e treinamentos específicos para uma determinadas áreas. São homologados pelo Ministério da Educação (MEC ), sendo regidos e autorizados a funcionar pela secretaria de educação de cada estado. Quer saber quais cursos são autorizados e reconhecidos pelo MEC? consulta fácil na web por “Catalogo Nacional de Cursos Técnicos”. Nesse tipo de curso você terá uma formação instrumental.

Se divide em bacharelado(em média 4 a 5 anos), licenciatura (em média 4 anos) e graduação tecnologica (de 2 a 3 anos). São regidos, homologados e autorizados pelo MEC. Também em pesquisa fácil você encontra o Catalogo Nacional de Graduações Tecnologicas, onde estão todos os cursos autorizados.

Compreende cursos de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Também são regidos, homologados e autorizados pelo MEC.


Espero que te ajude um pouco na tomada de decisão, para não se frustar entenda antes as escolhas que vai fazer :)